Alerta 01/2023: Vírus do Nilo Ocidental (West Nile Virus) em França, desde 2023-01-18 a decorrer (atualizado em 2023-09-11)

Alerta 01/2023: Vírus do Nilo Ocidental (West Nile Virus) em França, desde 2023-01-18 a decorrer (atualizado em 2023-09-11)

Causas

Agente
Vírus do Nilo Ocidental (West Nile Virus)
Período
18 Jan 2023
a
decorrer
Região:
França » Provence-Alpes-Côte d’Azur » Provence-Alpes-Côte d’Azur
Local:
Departamento de Var
Áreas de Interesse
Sangue
Informação Geral

Alerta 01/2023 - West Nile Vírus (WNV) no departamento de Var (sul de França)

Vimos por este meio, divulgar atualização sobre informação recebida através do Rapid Alert on Substances of Human Origin (SoHO) - Blood sobre West Nile Virus (WNV) em França.

A Agence Nationale de Securité du Médicament (ANSM) de França notificou na plataforma acima identificada um quarto caso humano de WNV autóctone, ocorrido no final de 2022, no departamento de Var (sul de França) no início deste mês (Janeiro de 2023).

O início dos sintomas ocorreram na segunda semana de Dezembro de 2022 (forma neuro invasiva).

As dádiva de sangue no departamento de Var foram testadas para a WNV (NAT) de 3 a 9 de Janeiro. Os dadores que têm viajado para este departamento foram adiados por 28 dias Também foi estabelecido o acompanhamento dos doentes que receberam componentes sanguíneos (sem redução patogénica reduzidos) de dadores em risco de WNV.

Face a estas situações, pensamos adequado para a prevenção do risco de transmissão de WNV através da transfusão, a suspensão dos candidatos à dádiva que tenham permanecido pelo menos uma noite na região referida por um período de 28 dias e dos candidatos à dádiva de sangue a quem tenha sido diagnosticada a infeção, por um período de 120 dias após resolução da infeção.

Solicitamos a vossa maior atenção a esta informação e a sua divulgação a todos os profissionais com responsabilidades na seleção e avaliação de dadores de sangue.

 

Atualizações

Atualização Alerta 1 / 2023 West Nile Virus (WNV) em Parma Itália

Vimos por este meio, divulgar atualização sobre informação recebida através do Sistema RONDA da Direcção Geral da Saúde sobre West Nile Virus (WNV) em Parma / Itália.

A 14 de julho de 2023, o ECDC publicou a 7ª atualização, de 2023, sobre WNV na UE/EEE. Entre janeiro e 12/07/2023, os países da UE/EEE e países vizinhos não reportaram casos humanos ao ECDC.

A 13/07/2023, um relatório oficial de Itália confirmou o primeiro caso humano nesta época, num dador de sangue da província de Parma.

Até ao momento, foram reportados 8 focos, em aves, em Itália. Com a deteção do primeiro caso humano e novos focos em aves em Itália, mantém-se a pertinência da deteção precoce a nível clínico e laboratorial de eventuais casos suspeitos na Europa.

Nos últimos cinco anos, o primeiro caso humano nunca foi reportado ao ECDC após a semana 28 - ao contrário do caso desta época.

O vetor habitual do WNV é o mosquito Culex spp., com distribuição na Europa Central e Ocidental, incluindo em todo o território nacional de Portugal. De acordo com a Circular Normativa de 06/08/2004 ainda em vigor, perante a suspeita de casos em Portugal, deverá ser feita notificação de caso supeito no SINAVE med e serem enviadas amostras para o INSA/CEVDI. De notar que, na eventualidade da deteção de casos humanos e de acordo com a Diretiva 2014/110/UE da CE deverão ser cumpridos os critérios de adiamento temporário e outras medidas no ãmbito de segurança do sangue e da transplantação. A DGS vai acompanhar as atualizações semanais do ECDC e atualizará a informação, em RONDA, sempre que aplicável.

Face a esta situação, pensamos adequado para a prevenção do risco de transmissão de WNV através da transfusão, a suspensão dos candidatos à dádiva que tenham permanecido pelo menos uma noite na região de Parma por um período de 28 dias e dos candidatos à dádiva de sangue a quem tenha sido diagnosticada a infeção, por um período de 120 dias após resolução da mesma.

Solicitamos a vossa maior atenção a esta informação e a sua divulgação a todos os profissionais com responsabilidades na seleção e avaliação de dadores de sangue Mais informções em "Ligações":

Vírus do Nilo Ocidental (West Nile Virus)
Ações a tomar

Face a esta situação, pensamos adequado para a prevenção do risco de transmissão de Vírus do Nilo Ocidental  (West Nile Virus) através da transfusão:

  • As pessoas candidatas à dádiva que tenham permanecido pelo menos uma noite nas regiões / países afetados (quando não existir referência a regiões) poderão ser aceites, caso o teste de ácido nucleico Individual seja negativo;
  • Suspensão temporária por um prazo de 28 dias, dos candidatos à dádiva que tenham permanecido pelo menos uma noite nas regiões / países afetados (quando não existir referência a regiões);
  • Suspensão temporária por um prazo de 120 dias após resolução da infeção, dos candidatos à dádiva que a quem esta tenha sido diagnosticada.