Alerta 05/2023: Dengue em Itália, desde 2023-08-21 a decorrer (atualizado em 2023-10-04)

Alerta 05/2023: Dengue em Itália, desde 2023-08-21 a decorrer (atualizado em 2023-10-04)

Causas

Agente
Dengue
Período
21 Ago 2023
a
decorrer
Região:
Itália » Centro (IT) » Lazio
Local:
Regiões de Lombardia e Lázio
Região:
Itália
Local:
Âncio
Região:
Itália
Áreas de Interesse
Sangue
Informação Geral

Atualização Alerta 5/2023 Dengue em Itália 16-10-202

Atualizações

Atualização Alerta 5/2023 Dengue em Itália 16-10-2023

Vimos por este meio, divulgar atualização sobre informação disponibilizada pela RONDA (Reunião sobre Observações, Notícias, Dados e Alertas) da DGS, e ECDC sobre Dengue em Itália.

Conforme referido na RONDA 34/2023, a 22 de agosto de 2023 Itália informou sobre a identificação de 2 casos de dengue autóctones na Região da Lombardia, a 18/08, e na Região de Lazio, a 20/08/2023. Segundo o ECDC, até 02/10/2023, foram reportados 3 clusters com 42 casos autóctones:

• Região da Lombardia: Província de Lodi (27)

• Região de Lazio: cidade metropolitana de Roma (13)e Província de Latina (2). Foi identificado o serotipo DENV-1 nos casos na Lombardia e na cidade metropolitana de Roma (Região de Lazio), não tendo sido identificada ligação epidemiológica entre os casos. Foi identificado o serotipo DENV-3 no cluster de casos na província de Latina (Região de Lazio), sendo este surto independente dos outros dois.

As autoridades italianas implementaram medidas de controlo de vetores nas áreas e estabeleceram medidas preventivas no âmbito do sangue. Segundo o FECDC, foram reportados casos autóctones de dengue em Itália, pela primeira vez, em 2020, na Região de Veneto (10 casos autóctones entre coabitantes após caso importado do Sudeste Asiático). Desde então, não foram reportados mais casos autóctones de dengue em Itália.

O ECDC considera que as condições climáticas atuais, na maioria das áreas da UE/EEE onde o Aedes albopictus está estabelecido, são favoráveis à propagação do vetor, à propagação do vírus em vetores e à transmissão vetorial, podendo ocorrer novos casos. Apesar de, recentemente, em Portugal, não terem sido notificados casos autóctones de dengue, face à situação epidemiológica na UE/EEE e à situação entomológica, em Portugal, salienta-se a importância de se promover o atempado diagnóstico clínico e laboratorial e da identificação precoce dos sinais de alerta, em especial nas área de Portugal em que foi identificado a presença de vetor competente. De acordo com a Orientação 014/2012 ainda em vigor, perante a suspeita de casos em Portugal, deverá proceder-se à notificação de caso suspeito no SINAVE med e ao envio de amostras para o INSA/CEVDI (Dr.' Maria João Alves• mjnan alves@insa min-saiu-1e pt. 265938310).

A DGS vai continuar a acompanhar a evolução da situação epidemiológica e entomológica a nível nacional e internacional.

Face a esta situação, pensamos adequado para a prevenção do risco de transmissão de WNV através da transfusão, a suspensão por um período de 28 dias dos candidatos à dádiva que tenham permanecido pelo menos uma noite em Itália. Os candidatos à dádiva de sangue a quem tenha sido diagnosticada a infeção, deverão ser suspensos temporariamente por um período de 120 dias após resolução da mesma.

Mais informações em "Ligações":

Atualização Alerta 5/2023 Dengue no município de Âncio (região do Lácio, província de Roma) Itália (04-10-2023)

Vimos por este meio, divulgar informação recebida via Sistema de Alerta Rápido e Resposta às doenças transmissíveis na União Europeia,  sobre  Dengue em Itália

 A 3 de outubro de 2023 as Autoridades Regionais competentes notificaram um caso humano de Dengue no município de Âncio (região do Lácio, província de Roma)

No município de Âncio, foi introduzida uma suspensão temporária das dádivas de sangue ou, em alternativa, um teste NAT para Dengue em todos os dadores;

A nível nacional, o Centro Nacional de Sangue introduziu um adiamento de 28 dias para os dadores que viajaram no município de Âncio.

Face a esta situação pensamos adequado para a prevenção do risco de transmissão de Dengue através da transfusão a suspensão dos candidatos à dádiva que tenham permanecido pelo menos uma noite na região afetada por um período de 28 dias e dos candidatos à dádiva de sangue a quem tenha sido diagnosticada a infeção por um período de 120 dias após resolução da mesma.

 

Solicitamos a vossa maior atenção a esta informação e a sua divulgação a todos os profissionais com responsabilidades na seleção e avaliação de dadores de sangue.

Atualização Alerta 5/2023 Dengue nas regiões da Lombardia e de Lazio/ Itália (24/08/2023):

Vimos por este meio, divulgar atualização sobre informação disponibilizada pela RONDA (Reunião sobre Observações, Notícias, Dados e Alertas) da DGS sobre Dengue nas regiões da Lombardia e de Lazio/ Itália.

A 22 de agosto de 2023, Itália informou sobre a identificação de 2 casos de dengue na Região da Lombardia, a 18/08, e na Região de Lazio, a 20/08/2023. Os casos não têm história de viagem a zona endémica. Em 2023, foram identificados 79 casos importados em Itália. Foram implementadas medidas no âmbito da segurança do sangue e da transplantação. A investigação epidemiológica e entomológica está em curso.

Recorda-se que, conforme divulgado na RONDA 32/2023, a 4 de agosto de 2023, França reportou os primeiros 2 casos autóctones de dengue em 2023, no departamento de Bouche-du Rhône, na região de Provence-Alpes-Côte d'Azur. Os casos são um casal sem história recente de viagens ao estrangeiro; a 12/07/2023 tinha sido notificado um caso importado de dengue na mesma zona de residência.

A 22 de junho de 2023, o ECDC alertou para o risco de doenças transmitidas por mosquitos na UE/EEE, dada a disseminação de mosquitos da espécie Aedes. Segundo o ECDC, na Europa, o vírus da dengue é transmitido pelo mosquito vetor Aedes albopictus, que está estabelecido em grande parte território {Aedes aegyptí é o principal vetor do vírus da dengue em todo o mundo, mas sua distribuição na UE/EEE limita-se à Ilha da Madeira e Chipre). As condições climáticas atuais, na maioria das áreas da UE/EEE onde o Aedes albopictus está estabelecido, são favoráveis à propagação do vetor, à propagação do vírus em vetores e à transmissão vetorial.

Recorda-se ainda que, na RONDA 16/2023, foi atualizada a informação no âmbito da vigilância de mosquitos invasores. De acordo com o Relatório REVIVE de 2022. publicado pelo INSA. nas amostras em que foi pesquisada a presença de flavivírus patogénicos para os seres humanos, os resultados foram negativos. Apesar de, recentemente, em Portugal, não terem sido notificados casos autóctones de dengue, destaca-se a importância de se promover o atempado diagnóstico clínico e laboratorial e da identificação precoce dos sinais de alerta, em especial nas áreas de Portugal em que foi identificado a presença de vetor competente (Algarve, Mértola, Penafiel e Região Autónoma da Madeira).

A DGS vai continuar a acompanhar a evolução da situação entomológica a nível nacional e internacional, especialmente tendo em conta o aumento da temperatura e consequente melhoria de condições ambientais para a atividade vetorial.

O Centro Nacional de Sangue Italiano introduziu um adiamento de 28 dias para os dadores que viajaram para a Região ou em alternativa a utilização de NAT ID para Dengue . Face a esta situação pensamos adequado para a prevenção do risco de transmissão de Dengue através da transfusão a suspensão dos candidatos à dádiva que tenham permanecido pelo menos uma noite na região afetada e acima indicada por um período de 28 dias e dos candidatos à dádiva de sangue a quem tenha sido diagnosticada a infeção por um período de 120 dias após resolução da mesma. Solicitamos a vossa maior atenção a esta informação e a sua divulgação a todos os profissionais com responsabilidades na seleção e avaliação de dadores de sangue.

Mais Informação em "Ligações": 

 

Alerta 5/2023 Dengue na Região da Lombardia /Itália (21/08/2023):

Vimos por este meio, divulgar informação recebida via Sistema de Alerta Rápido e Resposta às doenças transmissíveis na União Europeia, sobre Dengue na Lombardia / Itália Recebemos em 21 de agosto de 2023 proveniente de Centro Nacional de Sangue Italiano a notificação via Sistema de Alerta Rápido e Resposta às doenças transmissíveis na União Europeia de 2 casos humanos referenciado pelas autoridades regionais competentes da Região da Lombardia.

O Centro Nacional de Sangue Italiano introduziu um adiamento de 28 dias para os dadores que viajaram para a Região ou em alternativa a utilização de NAT ID para Dengue .

Face a esta situação pensamos adequado para a prevenção do risco de transmissão de Dengue através da transfusão a suspensão dos candidatos à dádiva que tenham permanecido pelo menos uma noite na região afetada e acima indicada por um período de 28 dias e dos candidatos à dádiva de sangue a quem tenha sido diagnosticada a infeção por um período de 120 dias após resolução da mesma. Solicitamos a vossa maior atenção a esta informação e a sua divulgação a todos os profissionais com responsabilidades na seleção e avaliação de dadores de sangue.

 

Dengue
Ações a tomar

Face a esta situação pensamos adequado para a prevenção do risco de transmissão de Dengue através da transfusão: 

  • Suspensão temporária por um prazo de 28 dias, das pessoas candidatas à dádiva que tenham permanecido pelo menos uma noite nas regiões / países afetados (quando não existir referência a regiões);
  • Suspensão temporária por um prazo de 120 dias, das pessoas candidatas à dádiva após a resolução da infeção.