Atualização Alerta 18/2024 - Dengue em Espanha (Catalunha) (25/09/2024)

Atualização Alerta 18/2024 - Dengue em Espanha (Catalunha) (25/09/2024)

Áreas de Interesse
Sangue
Transplantação
  • Células
  • Tecidos
  • Órgãos
Informação Geral

A 9 de setembro de 2024, Espanha informou sobre a deteção de 3 casos autóctones de dengue na região de Tarragona (Catalunha, Espanha). De acordo com a informação disponível, 2 dos casos foram internados no Hospital Joan XXIII e posteriormente tiveram alta para o domicílio; um 3º caso sintomático não necessitou de internamento hospitalar e foram reportados 2 casos assintomáticos. As Autoridades de Saúde Espanholas consideram que, tendo em conta as medidas implementadas, o risco de aparecimento de novos casos autóctones na área é moderado até ao final do período de atividade vetorial, em novembro.

Segundo o ECDC, estes são os primeiros casos autóctones detetados em Espanha, em 2024 (casos reportados desde 2018). O ECDC considera que este surto não é inesperado, dada a presença do vetor Aedes albopictus na área, recorda que, em 2024, foram notificados casos autóctones em França e Itália e considera que o risco de transmissão de dengue autóctone em áreas previamente afetadas é elevado.

A Equipa de Gestão e Resposta à deteção de mosquitos do género Aedes spp., em Portugal, coordenada pela DGS e com parceiros  da Rede de Saúde Pública, REVIVE/INSA e IPST, continua a reunir com regularidade, para acompanhar e avaliar a pertinência destes alertas, no contexto nacional.

Face a esta situação, reforça-se a importância de se promover o atempado diagnóstico clínico e laboratorial, identificação dos sinais de alerta e atividades de redução de criadouros, em especial nas áreas de Portugal onde, desde janeiro de 2024, foram identificadas armadilhas positivas para mosquito Aedes spp. (formas imaturas ou mosquitos adultos): Ilha da Madeira, Algarve, Lisboa, Alentejo, Centro e Norte – áreas em que, em anos anteriores, foi detetado o vetor (REVIVE).

De acordo com a Orientação 014/2012, da DGS, ainda em vigor, perante a suspeita de casos, em Portugal, deverá proceder-se à notificação de caso suspeito no SINAVE med e ao envio de amostras para o INSA/CEVDI (Dr.ª Maria João Alves; m.joao.alves@insa.min-saude.pt; 265938290). Para qualquer dúvida sobre a notificação de casos suspeitos pode contactar a DGS via sinave@dgs.min-saude.pt e/ou cesp@dgs.min-saude.pt (912152008). Recorda-se, ainda, a pertinência da Orientação 003/2024, de 31/07/2024, relativa à Intervenção intersectorial para a prevenção e controlo de mosquitos invasores do género Aedes.

 

Atualizações

Até 16/09/2024, foram reportados 8 casos em Tarragona, 2 dos quais necessitaram de internamento hospitalar, 4 apresentaram sintomas ligeiros e 2 permaneceram assintomáticos.

Dengue
Ações a tomar

Face a esta situação pensamos adequado para a prevenção do risco de transmissão de Dengue através da transfusão: 

  • Suspensão temporária por um prazo de 28 dias, das pessoas candidatas à dádiva que tenham permanecido pelo menos uma noite nas regiões / países afetados (quando não existir referência a regiões);
  • Suspensão temporária por um prazo de 120 dias, das pessoas candidatas à dádiva após a resolução da infeção.