Alerta 12/2024 - West Nile Virus (WNV) na Albânia (06-08-2024)
Causas
Vírus do Nilo Ocidental (West Nile Virus)
- Células
- Tecidos
- Órgãos
Desde a notificação de um caso confirmado de infeção por WNV na Grécia, em 6 de julho, a Albânia está a registar casos de infeção por WNV. A maioria dos casos apresenta encefalite e meningite asséptica. Foram confirmadas 3 mortes. Os casos foram confirmados com diagnóstico molecular ou com um aumento de IgM e IgG nos soros emparelhados.
Os casos registam-se principalmente na parte ocidental do país e nas zonas não costeiras de Lushnje, Fier, Kurbin e Berat.
A investigação entomológica identificou o Culex pipiens, mas com uma densidade não muito elevada nas zonas circundantes dos casos.
Estão em curso medidas de saúde pública, como a desinsectização e o controlo de pragas.
Vírus do Nilo Ocidental (West Nile Virus)
Face a esta situação, pensamos adequado para a prevenção do risco de transmissão de Vírus do Nilo Ocidental (West Nile Virus) através da transfusão:
- As pessoas candidatas à dádiva que tenham permanecido pelo menos uma noite nas regiões / países afetados (quando não existir referência a regiões) poderão ser aceites, caso o teste de ácido nucleico Individual seja negativo;
- Suspensão temporária por um prazo de 28 dias, dos candidatos à dádiva que tenham permanecido pelo menos uma noite nas regiões / países afetados (quando não existir referência a regiões);
- Suspensão temporária por um prazo de 120 dias após resolução da infeção, dos candidatos à dádiva que a quem esta tenha sido diagnosticada.