Atualização Alerta 14/2024 - West Nile Virus (WNV) na Croácia (28/08/2024)
Causas
Vírus do Nilo Ocidental (West Nile Virus)
- Células
- Tecidos
- Órgãos
Em 7 de agosto de 2024 a Croacia notificou o 1º caso humano de WNV do ano, no Condado de Osijek-Barânia cuja capital é a cidade de Osijek. Parte do território deste condado faz parte da região da Barânia.
O Ministério da Saúde e da Segurança Social da Croácia informou hoje (28 de agosto de 2024) atravês do Sistema de Alerta rápido para substâncias de origem humana (SoHO) que foram confirmados 3 casos humanos de WNV. Foi rastreado um dador de sangue assintomático, mas com WNV ID NAT positivo, na cidade de Osijek (condado de Osijek-Baranja).
Os restantes dois casos são infecções confirmadas no condado de Sisak-Moslavina (cidades de Sisak e Petrinja).
Foram implementadas medidas preventivas a nível nacional desde 1 de maio de 2024, que incluem a realização de testes NAT de identificação do WNV a todos os dadores de sangue.
Vírus do Nilo Ocidental (West Nile Virus)
Face a esta situação, pensamos adequado para a prevenção do risco de transmissão de Vírus do Nilo Ocidental (West Nile Virus) através da transfusão:
- As pessoas candidatas à dádiva que tenham permanecido pelo menos uma noite nas regiões / países afetados (quando não existir referência a regiões) poderão ser aceites, caso o teste de ácido nucleico Individual seja negativo;
- Suspensão temporária por um prazo de 28 dias, dos candidatos à dádiva que tenham permanecido pelo menos uma noite nas regiões / países afetados (quando não existir referência a regiões);
- Suspensão temporária por um prazo de 120 dias após resolução da infeção, dos candidatos à dádiva que a quem esta tenha sido diagnosticada.