Alerta 06/2025 - Dengue em Itália (15/07/2025)

Alerta 06/2025 - Dengue em Itália (15/07/2025)

Causas

Agente
Dengue
Período
15 Jul 2025
a
decorrer
Região:
Itália » Nord-Est » Veneto
Local:
Municipio de Brendola (Provincia de Vicenza, Região de Veneto.
Áreas de Interesse
Sangue
Transplantação
Informação Geral

Em 14 de julho de 2025  foi notificado um caso autóctone de Dengue em humano pelas autoridades regionais competentes no Município de Budrio (Província de Bolonha, Região da Emília-Romanha). No Município de Budrio, foi introduzida uma suspensão temporária das dádivas de sangue ou, em alternativa, a realização do teste NAT para DENV a todos os dadores. A nível nacional, o Centro Nacional de Sangue introduziu um adiamento de 28 dias para dadores que tenham viajado para o Município de Budrio.

Atualizações

Na ausência de novas deteções de casos autóctones de infeção por vírus da Dengue em humanos e/ou de notificações de positividade entomológica, as medidas de prevenção da transmissão transfusional ficam suspensas no Município de Budrio (província de Bolonha) (Região da Emília-Romanha) (12 de setembro de 2025 )

Foi comunicado através da plataforma RAB (Rapid alerts for human blood and blood components)) da Comissão Europeia pelo Centro Nacional de Sangue de Itália um caso autóctone de dengue (DENV)  em 4 de agosto de 2025 pelas autoridades regionais competentes no Município de Brendola (Província de Vicenza, Região do Véneto).

No Município de Brendola, foi introduzida a suspensão temporária da dádiva de sangue ou, em alternativa, a realização do teste NAT para DENV em todos os dadores.

A nível nacional, o Centro Nacional de Sangue implementou um adiamento de 28 dias para os dadores que tenham viajado para o Município de Brendola.

Dengue
Ações a tomar

Face a esta situação pensamos adequado para a prevenção do risco de transmissão de Dengue através da transfusão: 

  • Suspensão temporária por um prazo de 28 dias ou ID dengue NAT para as pessoas candidatas à dádiva que tenham permanecido pelo menos uma noite nas regiões / países afetados (quando não existir referência a regiões);
  • Suspensão temporária por um prazo de 120 dias, das pessoas candidatas à dádiva após a resolução da infeção.